Guia do Sapato – Os sapatos que todo homem precisa ter!

Foi-se o tempo em que o tênis era a peça mais descolada do seu guarda-roupa. Os sapatos tradicionais estão cada vez mais reconquistando seu espaço. Confesso que cada vez mais eu tenho preferido usar sapatos sociais, principalmente à noite: é bem mais elegante. Segue uma listinha com os sapatos que você não pode deixar de ter no seu armário.

Oxford

Criado entre os séculos 18 e 19, é uma derivação da botina Oxonian, popularizada pelos alunos da universidade de Oxford. Mais clássico dos modelos de sapato, hoje já podemos encontrar em vários materiais. Um oxford preto é um clássico no guarda-roupa masculino. Bom pra noitada, engraxar bem, pra chegar brilhando.

Monkstrap

A marca do Monk Shoe são as duas fivelas que substituem o cadarço. É o que eu acho mais formal de todos, quase coisa de avô aristocrata. Mas com um terno bem cortado e uma gravata borboleta, é imbatível. Muito elegante

Chelsea Boots

As famosas ~botas zebu~, as Chelsea Boots sempre serão um clássico. Feitas para serem confortáveis, geralmente com os elásticos na lateral, foram criadas para andar a cavalo. Mas nos 60 foram adotadas pelos meninos rebeldes do rock e entraram no guarda-roupa do dia-a-dia. Hoje em dia podemos encontrar desde as clássicas até algumas mais fancy. Boas opções são em couro preto pra um look mais rocker, ou em camurça bege, mais casual.

Tassel Loafer (Mocassim)

O mocassim, modelo de couro confortável e solado reto criado pelos indios norte-americanos , ficou popular depois de se fundir aos tassel loafers vindos da Áustria em meados de 30. A marca desses sapatos são os tassels – os “pom-pons” de couro em cima. Chique e moderno é usar um modelo preto com meia branca, à la Michael Jackson. Acredite.

Brogue

Bem parecido com o Oxford, a marca registrada dos Brogue são os detalhes no couro como costuras e furinhos. Sapato-marca dos gângsters americanos pode ser encontrado também em versões bicolores e tricolores até. Tenho um brogue camelo, inseparável, uso até com bermuda.

Onde encontrar: Asos, Urban Outfitters,

Comments