Dia das Crianças: 10 livros (e uma coleção) maravilhosos para dar de presente no dia 12

O Dia das Crianças bate na porta. Bora investir num presente realmente bacana ao invés de comprar tranqueira de plástico que vai ser esquecida em alguns meses? Incentivar o prazer da leitura desde a infância é uma das melhores maneiras de criar um adulto conectado, apaixonado por leitura, ligado no mundo! Sem falar que livro é aquela coisa: se você não guarda pra sempre por ter muito afeto, pode doar, passar adiante ou manter na família, compartilhando de geração em geração. Um presentaço que custa pouco, na verdade, e vale muito!

Ou Isto ou Aquilo – Cecília Meireles

Um clássico que habita a memória afetiva de muitos leitores brasileiros, o livro foi publicado pela primeira vez em 1964 e traz uma coleção de cantigas de ninar, de roda, trava línguas e poesias. Ele é leve, bonito, traz histórias de personagens ternos e explora a natureza, podendo ser apreciado por todas as idades. É de uma sensibilidade ímpar, um presente pra ser guardado e passado adiante na família!

Mary Poppins – P. L. Travers

Uma das histórias infantis mais amadas por crianças (e adultos!) em todo o mundo, Mary Poppins conta a história de uma babá mágica que chega de surpresa para cuidar das crianças Banks e, todos os dias, lhes mostra um novo jeito de ver o mundo e suas próprias vidas. A edição ilustrada por Ronaldo Fraga é coisa linda!

Fábulas de La Fontaine

La Fontaine escreveu uma série de fábulas bastante conhecidas, como “A Cigarra e a Formiga” e “O Lobo e o Cordeiro”. As fábulas são escritas em versos e cada uma traz uma mensagem ou ensinamento bacana para ser compartilhado com as crianças. Existem belas edições por aí, de coleções a livros únicos de capa dura e fábulas selecionadas.

Contos de Grimm – Irmãos Grimm

Uma leitura quase que obrigatória, que traz alguns dos mais famosos contos de fadas da história! Branca de Neve, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela… Está tudo lá, numa compilação feita no início do século XIX (!!!).

A Arca de Noé – Vinicius de Moraes

Esses poemas muito lindos foram escritos por Vinicius para seus filhos, Suzana e Pedro, e só viraram livro anos depois, em 1970, quando a primeira edição foi lançada lá na Itália. Logo Vinicius conheceu Toquinho e os poemas viraram algumas das canções. O livro é a porta de entrada perfeita para o mundo dos poemas e da MPB, inclusive vale a pena presentear com livro e disco. Muito amor! “Era uma casa muito engraçada…”.

Frida Kahlo: Para Meninas e Meninos – Nadia Fink

Um ótimo livro para já ir quebrando com os estereótipos de princesas e mulheres frágeis que tanto vemos nas histórias infantis! O livro nos apresenta Frida: essa artista cheia de força que enfrentou as dores de sua existência pintando, amando, lutando, sem esconder o corpo ou a personalidade forte. O livro faz parte da coleção “Antiprincesas”, que busca exatamente quebrar os estereótipos femininos no universo infantil (e pode servir para vários adultos por aí, né mores).

Malala: A Menina Que Queria Ir Para a Escola – Adriana Carranca

Esse é o primeiro livro-reportagem destinado ao público infantil! Legal, né? Ele traz a história da Malala (a maioria de nós já conhece) numa linguagem acessível às crianças e conta como essa adolescente paquistanesa foi baleada pelo Talibã aos 14 anos por defender a educação feminina. O livro é inspirador, tem boas doses de história e vale muito o investimento inclusive para que as crianças descubram realidades e vivências muito diferentes das que estão acostumadas.

Raul da Ferrugem Azul – Ana Maria Machado

Só a autora desse livro já seria motivo suficiente para escolhê-lo, mas Raul da Ferrugem Azul surpreende por sua profundidade, seus questionamentos e esse personagem que, tão novinho, já segue um caminho de autoconhecimento e ensina tanta coisa para quem o lê (crianças e adultos!). É um livro infantil que ensina a se descobrir! Quando Raul começa a se perguntar que manchas azuis são essas que aparecem no seu corpo e ninguém mais parece ver, ele conclui: “estou com ferrugem azul”! Sua busca por respostas carrega o leitor para uma sensível e envolvente narrativa.

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá – Jorge Amado

Uma história de amor impossível entre o gato e a andorinha, cheia de metáforas sobre preconceito e estereótipos e recheada com ilustrações de Carybé. Obra de arte.

O Peixinho do Arco-Íris – Marcus Pfister

Por aqui, muitas memórias afetivas de infância com essa história linda de um peixinho com escamas brilhantes e coloridas que sai por aí fazendo amigos ao compartilhar com eles essas que são suas maiores riquezas! O livro é best-seller e já foi traduzido para mais de trinta línguas!

Coleção Crianças Famosas

Essa coleção traz, a cada livro, a história de uma grande personalidade desde sua infância em diferentes áreas, como arte, escrita e música. Tem Beethoven, Bach, Michelangelo, Aleijadinho, Chiquinha Gonzaga, Jorge Amado, Picasso. Perfeitos para incentivar os sonhos e a descoberta das vocações nos pequenos.

Comments